Tóquio, Japão, 13 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Kyodo – A Agência Meteorológica do Japão propôs nesta quarta-feira (12) a criação de um alerta de queda de cinzas vulcânicas para ser emitido quando houver previsão de acúmulo de pelo menos três centímetros de cinza após uma grande erupção. A proposta foi apresentada durante uma reunião de especialistas e visa melhorar a preparação para desastres naturais no país.
O plano prevê a divulgação de informações detalhadas sobre a quantidade de cinzas esperada e as áreas que podem ser afetadas. Em caso de uma grande erupção do Monte Fuji, por exemplo, regiões amplas de Tóquio, da província de Kanagawa e outras localidades poderiam ser cobertas por vários centímetros de cinzas vulcânicas.
O governo japonês tem discutido medidas para lidar com a queda de cinzas, pois o fenômeno pode paralisar infraestruturas urbanas, afetando o tráfego e a distribuição de suprimentos. Como parte dessa iniciativa, a Agência Meteorológica iniciou, em janeiro, debates com especialistas para desenvolver um sistema de alerta eficaz.
Durante a reunião, houve divergências entre os especialistas. Alguns argumentaram que um aviso oficial ajudaria na tomada de decisões rápidas, enquanto outros alertaram que o excesso de informações simultâneas poderia gerar confusão. O professor emérito da Universidade de Tóquio, Fujii Toshitsugu, que lidera o painel, afirmou que muitos membros apoiam a ideia do alerta, mas que mais discussões serão necessárias antes de uma decisão final.
A Agência Meteorológica espera que o painel chegue a uma conclusão em março.
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am
- Hackers norte-coreanos roubam US$ 1,5 bilhão da Bybit em maior furto de cripto - 23 de fevereiro de 2025 7:28 am
- Trump quer US$500 bilhões da Ucrânia, sem nenhuma contrapartida de segurança - 23 de fevereiro de 2025 7:13 am