Tóquio, Japão, 19 de fevereiro de 2025 (NHK) — O governo japonês anunciou uma alteração na legislação que permitirá que cônjuges taiwaneses de cidadãos japoneses registrem “Taiwan” como sua nacionalidade nos registros familiares oficiais. Atualmente, apenas países são reconhecidos nesses documentos, o que impedia a menção específica de Taiwan.
A mudança está prevista para entrar em vigor em maio deste ano, após a emenda da portaria relacionada à lei de registro familiar pelo Ministério da Justiça. Essa medida visa respeitar as identidades regionais e alinhar os registros familiares com outros documentos oficiais, como cartões de residência e certificados, que já permitem o uso de nomes de regiões.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, Hsiao Kuang-wei, expressou satisfação com a decisão, afirmando que ela demonstra respeito pela identidade dos residentes em Taiwan e traz maior clareza na identificação. Hsiao destacou que os apelos contínuos dos povos japonês e taiwanês resultaram nesse desfecho positivo.
Por outro lado, a China manifestou descontentamento com a medida. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, instou o Japão a aderir ao princípio de “uma só China” e evitar enviar sinais conflitantes ou errôneos sobre a questão de Taiwan.
Observadores internacionais apontam que essa decisão do Japão pode intensificar as tensões na região, dado o histórico sensível das relações entre China, Japão e Taiwan.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am