Tóquio, Japão – 20 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Kyodo – A chefe da Procuradoria Geral do Japão anunciou que as gravações de áudio e vídeo das entrevistas realizadas com suspeitos serão ampliadas. A medida visa aprimorar as práticas de investigação criminal, em um momento em que casos de condutas inadequadas têm surgido com frequência.
Na quarta-feira (19), ao abrir uma reunião com procuradores seniores, a Procuradora-Geral Unemoto Naomi sugeriu que algumas entrevistas com pessoas ainda não detidas ou presas também seriam gravadas de forma experimental. Unemoto expressou seu pesar pelo fato de que o método atual de investigação tenha se tornado alvo de diversas críticas. Ele enfatizou que o uso inadequado da autoridade nunca será tolerado, mesmo que as declarações obtidas por esses meios sejam verdadeiras. De acordo com ele, depoimentos obtidos por esse processo prejudicam a imparcialidade da Procuradoria e não podem ser avaliados positivamente.
A Procuradora-Geral também pediu que os procuradores instruam seus colegas a manter a calma e agir de maneira apropriada durante as entrevistas.
Atualmente, os depoimentos de suspeitos que foram presos ou detidos são obrigatoriamente gravados, caso o caso seja tratado em um tribunal de juízes leigos ou em investigações independentes da Procuradoria. A Procuradoria também já grava mais de 90% das entrevistas de pessoas presas e detidas fora desses casos mandatários. Além disso, foi identificado que questionamentos inadequados também ocorreram em entrevistas voluntárias com suspeitos.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am