Tóquio, Japão, 4 de fevereiro de 2025 (NHK) – O Japão emitiu um alerta de emergência nesta segunda-feira (3) avisando a população sobre a chegada da onda de frio mais intensa deste inverno. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que uma massa de ar extremamente fria trará neve pesada principalmente para a região da costa do Mar do Japão, abrangendo áreas do norte ao oeste do país a partir desta terça-feira (4).
A previsão indica que a neve também afetará áreas planas de Kyushu e Shikoku, com intensificação em algumas regiões como Niigata e Hokuriku.
Durante o período de 24 horas até a tarde de terça-feira (4), a JMA prevê acúmulo de até 70 centímetros de neve em Hokkaido, Tohoku, Hokuriku e Gifu; 60 centímetros em Niigata; 50 centímetros em Kinki e Chugoku; 20 centímetros no norte de Kyushu; 15 centímetros em Shikoku e 10 centímetros no sul de Kyushu.
Nos 24 horas seguintes, até a tarde de quarta-feira (5), a quantidade de neve pode chegar a 100 centímetros em Tohoku e Niigata, 70 centímetros em Gifu, e 50 centímetros em Hokkaido, Kinki e Chugoku. Nevascas também podem afetar Shikoku e Kyushu, com menores acúmulos nas regiões mais ao sul.
As condições atmosféricas instáveis devem aumentar o risco de raios e tornados, além de ventos fortes e mares revoltos. A agência meteorológica pediu que a população se prepare para possíveis quedas de energia, quedas de árvores e avalanches, e também alertou para o impacto potencial nas viagens aéreas.
Até segunda-feira (5), as companhias aéreas ANA e JAL já haviam cancelado vários voos, incluindo destinos populares como Fukuoka, Haneda e New Chitose. Mais cancelamentos são esperados conforme as condições climáticas se agravarem.
A JMA informou que a onda de frio pode durar até uma semana e aconselhou a população a se preparar com roupas de inverno, combustíveis e baterias portáteis, além de considerar a alteração de seus planos para minimizar os impactos do tempo severo.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am