Tóquio, Japão, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Kyodo – O governo japonês anunciou que convidará o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para uma visita de Estado ao Japão no mês de março. O convite foi aprovado pelo gabinete japonês na última sexta-feira (14), e a visita está agendada para acontecer entre os dias 24 e 27 de março.
Durante a visita, Lula terá a oportunidade de realizar uma série de encontros de alto nível. Ele deverá se reunir com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e também será recebido pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako no Palácio Imperial. Além das reuniões políticas, Lula participará de um banquete de boas-vindas oferecido pela família imperial.
A visita de Lula marcará o retorno de dignitários estrangeiros ao Japão após uma pausa de seis anos, devido à pandemia de COVID-19. O presidente brasileiro será o primeiro chefe de Estado a ser convidado para uma visita de Estado desde 2019.
O secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshimasa Hayashi, destacou em coletiva de imprensa que Japão e Brasil possuem uma relação sólida como “parceiros globais estratégicos”. O governo japonês espera que essa visita reforce a cooperação entre os dois países, especialmente no fortalecimento da ordem internacional baseada no Estado de Direito, além de promover o estreitamento das relações econômicas.
- Imperador Naruhito do Japão celebra 65 anos e reflete sobre paz - 23 de fevereiro de 2025 4:25 am
- 70 cristãos são decapitados em igreja na República Democrática do Congo - 23 de fevereiro de 2025 4:17 am
- Equipe forense confirma que Shiri Bibas não morreu em ataque aéreo - 23 de fevereiro de 2025 4:05 am