Bali, Indonésia, 17 de fevereiro de 2025 (Japan News Agency) — Um exercício naval multilateral começou nesta semana na ilha de Bali, na Indonésia, com a participação de 38 países, incluindo as potências globais Estados Unidos e China. O evento, iniciado no sábado (15), tem como objetivo aliviar as tensões em áreas sensíveis, como o Mar do Sul da China, além de promover cooperação em temas como mitigação de desastres e assistência humanitária.
Lançado pela primeira vez em 2014, o exercício “Komodo” desta edição conta com a presença de nações como Rússia e Japão, e envolve mais de 30 embarcações, aeronaves de patrulha marítima e helicópteros. A iniciativa tem como foco não apenas o treinamento no mar, mas também a troca de informações sobre questões como pesca ilegal, contrabando e migração clandestina.
A cerimônia de abertura, realizada no domingo (16), contou com a presença de autoridades militares da Indonésia. O Chefe de Estado-Maior da Marinha indonésia, Almirante Muhammad Ali, expressou a esperança de que o exercício contribua para a redução das tensões entre os países participantes, abrangendo também áreas como o Mar Vermelho, o Oriente Médio e o Mediterrâneo, que atualmente enfrentam conflitos.
A manobra naval, que segue até o próximo sábado (22), promete fortalecer os laços de cooperação entre as nações e contribuir para a estabilidade em regiões de alto risco.
- Enviado dos EUA Keith Kellogg chega à Ucrânia para conversas - 20 de fevereiro de 2025 8:21 am
- Corpos da família Bibas, assassinados pelo grupo terrorista Hamas, serão devolvidos para Israel - 20 de fevereiro de 2025 8:10 am
- Frente fria traz neve e alerta para o Japão - 20 de fevereiro de 2025 7:59 am