4.8 C
Kóka
sábado, 1 fevereiro, 2025 10:50: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Inflação em Tóquio sobe pelo 3º mês, com preço do arroz em alta recorde

Índice de preços ao consumidor sobe 2,5% em janeiro, impulsionado por aumentos no arroz e alimentos frescos.

Tóquio, Japão, 1 de fevereiro de 2025 – NHK – A inflação em Tóquio registrou alta pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, impulsionada por um aumento recorde no preço do arroz e de outros alimentos. O índice de preços ao consumidor (CPI) para os 23 distritos da capital japonesa subiu 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos nesta sexta-feira (31).

O aumento de 0,1 ponto percentual em relação a dezembro mantém a inflação acima da meta de 2% estabelecida pelo Banco do Japão. O destaque foi o preço do arroz, que subiu 70,7%, a maior alta desde o início da série histórica em 1971. Este é o quarto mês consecutivo em que o arroz registra aumentos recordes.

Outros produtos também tiveram aumentos significativos. O preço do chocolate subiu 30,2%, enquanto os grãos de café ficaram 19% mais caros. Alimentos frescos, que não são incluídos no índice principal devido à sua volatilidade, registraram alta de 23,8%. O preço do repolho triplicou, e o do repolho chinês dobrou.

O CPI de Tóquio é considerado um indicador antecipado da inflação nacional, cujos dados serão divulgados em três semanas. O aumento contínuo dos preços tem pressionado o poder de compra dos consumidores e levantado preocupações sobre o impacto na economia japonesa, que ainda busca se recuperar dos efeitos da pandemia e de outros desafios globais.

Especialistas alertam que a alta nos preços dos alimentos, especialmente do arroz, pode ter efeitos significativos no orçamento das famílias japonesas, já que o produto é um item básico da dieta local. Enquanto isso, o governo e o Banco do Japão monitoram de perto a situação para avaliar possíveis medidas de controle da inflação.

A inflação persistente em Tóquio reflete tendências globais de aumento de preços, mas também desafios específicos do Japão, como a dependência de importações de alimentos e a volatilidade climática, que afeta a produção agrícola local.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img