Tóquio, Japão, 21 de fevereiro de 2025 – Agência de Notícias Kyodo News – O iene japonês se fortaleceu frente ao dólar nesta quinta-feira (20), atingindo o nível de 149 em determinado momento, o mais alto em aproximadamente dois meses. O movimento ocorreu em meio a especulações de que o Banco do Japão (BOJ) pode aumentar sua taxa de juros novamente em breve.
O iene estava sendo negociado no nível de 151 frente ao dólar no início do dia, mas ganhou força ao longo da manhã, atingindo o nível de 150 no início da tarde. Relatos de que o governador do BOJ, Ueda Kazuo, se reuniu com o primeiro-ministro Ishiba Shigeru impulsionaram ainda mais a moeda japonesa, que chegou a tocar o nível de 149 no final do dia.
Fontes do mercado sugerem que alguns investidores especulam que Ueda e Ishiba discutiram um possível aumento adicional da taxa de juros. A incerteza em torno dos detalhes das tarifas automotivas propostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, também contribuiu para a volatilidade no mercado.
Na Bolsa de Valores de Tóquio, o índice Nikkei 225 caiu mais de 600 pontos durante o dia, fechando em 38.678, uma queda de 486 pontos (1,24%) em relação ao fechamento de quarta-feira (19). A apreciação do iene desencadeou uma onda de vendas de ações de empresas exportadoras, especialmente do setor automotivo.
O fortalecimento do iene reflete as expectativas do mercado em relação às políticas monetárias do BOJ, que tem enfrentado pressões para ajustar suas taxas de juros diante do cenário econômico global. Analistas destacam que a decisão do banco central japonês será crucial para o futuro da moeda e da economia do país.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am