Riad, Arábia Saudita, 7 de fevereiro de 2025, Kyodo News – O grupo terrorista Hamas condenou fortemente as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugeriu que os EUA assumissem o controle da Faixa de Gaza, alegando que isso reflete uma “ignorância profunda sobre a Palestina e a região”. Em um comunicado divulgado na quarta-feira (5), o grupo terrorista disse que a proposta ignora o fato de que Gaza é parte do território palestino ocupado por Israel.
O Hamas argumentou que qualquer solução para a questão palestina não pode ser baseada em uma “mentalidade de negociante de imóveis” ou em uma lógica de poder e dominação. Além disso, a organização criticou a sugestão de Trump de reassentar permanentemente os palestinos fora de Gaza, reafirmando que o povo palestino, com o apoio das nações árabes, islâmicas e de outras partes do mundo, “frustrará todos os planos de deslocamento e deportação”.
Em resposta às declarações de Trump, o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita também emitiu uma nota, reiterando seu apoio incondicional à criação de um Estado palestino. O governo saudita afirmou que rejeita veementemente qualquer violação dos direitos legítimos do povo palestino, seja por meio das políticas de assentamento israelenses, anexação de terras ou tentativas de deslocamento forçado.
A Arábia Saudita destacou que a paz duradoura e justa não pode ser alcançada sem que o povo palestino obtenha seus direitos legítimos, conforme as resoluções internacionais. A nota também esclareceu a posição do país tanto para a administração de Trump quanto para a atual administração dos EUA.
Em janeiro, Trump havia solicitado que Jordânia e Egito, países que fazem fronteira com a Cisjordânia e Gaza, aceitassem os residentes da Faixa de Gaza, o que gerou reações negativas desses países e de outras nações árabes, além da Autoridade Palestina.
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am
- Nissan e Honda em desacordo sobre proposta de fusão - 7 de fevereiro de 2025 5:16 am
- EUA apresentarão proposta de cessar-fogo na guerra Rússia-Ucrânia - 7 de fevereiro de 2025 4:57 am