Paris, França, 18 de fevereiro de 2025 (Reuters) — A França sediará uma cúpula de emergência com líderes europeus nesta segunda-feira (17) para discutir a atual situação na Ucrânia e os desafios de segurança enfrentados pela Europa. O encontro ocorrerá em Paris e contará com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, do chanceler alemão Olaf Scholz, do primeiro-ministro britânico Keir Starmer, da presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.
O objetivo da cúpula é intensificar as discussões sobre a crise na Ucrânia, especialmente diante das divergências entre a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, e os governos europeus sobre como encerrar a invasão russa. Embora a Ucrânia e a Europa insitam que qualquer negociação de paz deve contar com sua participação, fontes indicam que Keith Kellogg, enviado especial dos EUA para a Ucrânia e Rússia, sugeriu que os Estados Unidos não esperam uma participação direta da Europa nas negociações de paz.
Além disso, a administração Trump questionou os países europeus sobre o que poderiam contribuir para a segurança da Ucrânia, levantando novas questões sobre a coordenação internacional e o papel dos aliados no conflito.
O encontro em Paris destaca a crescente preocupação com a estabilidade da região e a necessidade de um esforço conjunto para lidar com as implicações da guerra e seus impactos para a segurança europeia.
- Enviado dos EUA Keith Kellogg chega à Ucrânia para conversas - 20 de fevereiro de 2025 8:21 am
- Corpos da família Bibas, assassinados pelo grupo terrorista Hamas, serão devolvidos para Israel - 20 de fevereiro de 2025 8:10 am
- Frente fria traz neve e alerta para o Japão - 20 de fevereiro de 2025 7:59 am