Okinawa, Japão, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Kyodo – A fragata da Marinha Francesa fez uma escala no Japão, na última quinta-feira (13), na base militar dos Estados Unidos em Okinawa, situada no sul do país. O navio chegou junto com um navio de abastecimento francês à instalação naval de White Beach, localizada na cidade de Uruma. A parada faz parte dos preparativos para os exercícios trilaterais no Pacífico, realizados entre as forças navais do Japão, Estados Unidos e França.
Os dois navios fazem parte de um grupo de ataque de porta-aviões francês, que participa do exercício Pacific Steller. Este treinamento, de acordo com informações de autoridades militares, visa aprimorar as capacidades operacionais conjuntas, com atividades como pousos de caças em porta-aviões norte-americanos e franceses, além de reabastecimento de navios da Força de Autodefesa Marítima do Japão no mar.
Esse é o primeiro envio de um grupo de ataque de porta-aviões francês ao Pacífico desde 1968, reforçando o comprometimento da França com a segurança da região. Além disso, os navios franceses também têm cumprido missões de monitoramento das atividades da Coreia do Norte no mar, especialmente relacionadas ao tráfico ilegal de produtos petrolíferos refinados, o que viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
O desembarque permitiu que repórteres entrassem na fragata, onde puderam observar mísseis usados para interceptar mísseis balísticos disparados por rebeldes Houthi no Iémen, assim como um canhão de 76 milímetros, destinado à destruição de drones.
Com o aumento das atividades marítimas da China, a presença da Marinha Francesa no Indo-Pacífico está se intensificando, em uma tentativa de equilibrar as forças na região, garantindo a liberdade de navegação e a estabilidade das rotas comerciais internacionais.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am