5 C
Kóka
sábado, 22 fevereiro, 2025 2:06: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA se retiram das negociações do acordo pandêmico da OMS

Decisão dos Estados Unidos gera preocupações sobre a cooperação global em saúde.

Washington, D.C., Estados Unidos, 18 de fevereiro de 2025 (Associated Press) — O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que os Estados Unidos decidiram se retirar do processo intergovernamental de negociação de um acordo pandêmico. As negociações, iniciadas em 2022, têm como objetivo estabelecer um acordo sobre prevenção, preparação e resposta a pandemias, baseando-se nas lições aprendidas com a pandemia de COVID-19.

Tedros expressou pesar pela decisão americana, afirmando: “Lamentamos essa decisão.” No entanto, ele destacou que os Estados-membros “alcançaram consenso em muitos temas. A linha de chegada está à vista.”

O acordo proposto visa promover a transferência de tecnologia para países em desenvolvimento e o compartilhamento de informações sobre patógenos com potencial pandêmico. A retirada dos Estados Unidos, principal financiador da OMS, levanta preocupações sobre o futuro da cooperação internacional em saúde e pode abrir espaço para que outras nações, como a China, aumentem sua influência na organização.

Um delegado sul-africano que co-presidiu as negociações enfatizou a necessidade de colaboração global, afirmando que as pandemias não respeitam fronteiras e que os países devem agir em conjunto para enfrentá-las.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img