4 C
Kóka
segunda-feira, 3 fevereiro, 2025 11:02: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA realizam ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico na Somália

Trump afirma que operação eliminou líder do ISIS e destruiu esconderijos em cavernas

Mogadíscio, Somália, 3 de fevereiro de 2025 – Agência SONNA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que forças norte-americanas realizaram ataques aéreos na Somália, resultando na morte de vários membros do grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS). Em uma publicação nas redes sociais no sábado (1º), Trump afirmou que ordenou ataques de precisão contra um planejador sênior de ataques do ISIS e os terroristas recrutados por ele.

“Esses assassinos, que encontramos escondidos em cavernas, ameaçavam os Estados Unidos e nossos aliados. Os ataques destruíram as cavernas onde viviam e mataram muitos terroristas sem, de forma alguma, prejudicar civis”, declarou Trump. Ele também criticou seu antecessor, Joe Biden, alegando que o planejador de ataques era um alvo há anos, mas que “Biden e seus aliados não agiram com a rapidez necessária”.

Trump reforçou a mensagem de que os EUA não toleram ameaças: “A mensagem para o ISIS e todos os outros que atacariam americanos é que ‘Nós vamos encontrá-los, e nós vamos matá-los!'”.

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, emitiu um comunicado confirmando que os ataques foram realizados em coordenação com o governo somali em uma região montanhosa ao norte do país. Hegseth destacou que os Estados Unidos estão sempre prontos para encontrar e eliminar terroristas, “mesmo enquanto conduzimos operações robustas de proteção de fronteiras e muitas outras sob a liderança do presidente Trump”.

A operação marca mais um capítulo na longa campanha dos EUA contra o Estado Islâmico, que continua a representar uma ameaça global. A Somália, em particular, tem sido um foco de preocupação devido à presença de células do ISIS e de outros grupos extremistas no país.

A ação militar ocorre em um momento de tensões geopolíticas crescentes, com os EUA reforçando sua postura contra o terrorismo internacional. A comunidade internacional acompanha de perto os desdobramentos, enquanto a população somali enfrenta os impactos de um conflito que parece longe do fim.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img