Munique, Alemanha, 7 de fevereiro de 2025, Kyodo News – O governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, deve apresentar uma proposta de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia durante a Conferência de Segurança de Munique, que acontecerá entre os dias 14 e 15 de fevereiro. A informação foi confirmada pelo enviado especial de Trump para a Ucrânia e Rússia, Keith Kellogg, que afirmou, em uma publicação nas redes sociais, que participará do evento para discutir o objetivo de Trump de encerrar o conflito na Ucrânia.
De acordo com a agência Bloomberg, a proposta apresentada por Kellogg incluirá um possível “congelamento” do conflito, deixando os territórios ocupados pelas forças russas em uma espécie de limbo. A proposta também sugere que a Ucrânia receba garantias de segurança para evitar novos ataques por parte da Rússia no futuro.
Além disso, a emissora pública ucraniana e outros veículos de mídia informaram que Kellogg planeja visitar Kiev, a capital ucraniana, no dia 20 de fevereiro, após a conferência, e se reunirá com o presidente Volodymyr Zelenskyy.
Em uma entrevista divulgada na terça-feira (4), Zelenskyy mencionou que reconquistar os territórios tomados pela Rússia por meio de força militar seria difícil nas atuais condições. O presidente ucraniano afirmou que, se necessário, a Ucrânia, em conjunto com os Estados Unidos e a Europa, estaria disposta a iniciar negociações com Moscou para buscar a paz para o povo ucraniano.
No mesmo dia, Zelenskyy destacou, em um vídeo, que a Ucrânia segue em estreito contato com a administração Trump. Em resposta, um porta-voz do Kremlin sugeriu que Moscou e Washington estão mantendo um diálogo ativo.
- Cingapura convoca eleições gerais para 3 de maio - 17 de abril de 2025 3:40 am
- Favorito à presidência da Coreia do Sul quer diálogo com Japão - 17 de abril de 2025 3:32 am
- Fundo dos EUA propõe 12 novos diretores à Fuji Media - 17 de abril de 2025 3:26 am