Manila, Filipinas, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Kyodo – O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, fez um apelo aos eleitores filipinos nesta quinta-feira (13), pedindo-lhes que votem nos candidatos do seu partido, o PDP-Laban, nas eleições parlamentares de maio. Segundo Duterte, o apoio eleitoral ao seu partido pode ajudar sua filha, a vice-presidente Sara Duterte, a superar o processo de impeachment no Senado.
Durante um comício do PDP-Laban, Duterte afirmou: “Espero que todos os nossos candidatos vençam para ajudar minha filha no impeachment”. A declaração vem em meio à crescente pressão sobre Sara Duterte, que foi destituída da Câmara dos Deputados na semana passada, com o apoio de mais de 200 dos 306 deputados. Ela é acusada de desvio de verbas públicas, ameaças de assassinato contra o presidente Ferdinand Marcos Jr., sua esposa e o presidente da Câmara, além de outros crimes graves. Sara nega todas as acusações.
O julgamento no Senado está previsto para começar em julho. Caso seja condenada, Sara Duterte poderá ser desqualificada de ocupar qualquer cargo público, o que prejudicaria seus planos de disputar a presidência em 2028.
Rodrigo Duterte, que também foi procurador, declarou que ajudará a filha a estudar o caso do impeachment. Além disso, ele próprio enfrenta investigações da Corte Penal Internacional devido à violenta guerra contra as drogas que comandou durante seu mandato, que resultou na morte de milhares de pessoas.
- Hackers norte-coreanos roubam US$ 1,5 bilhão da Bybit em maior furto de cripto - 23 de fevereiro de 2025 7:28 am
- Trump quer US$500 bilhões da Ucrânia, sem nenhuma contrapartida de segurança - 23 de fevereiro de 2025 7:13 am
- Zelenskyy intensifica esforços diplomáticos para apoio internacional - 23 de fevereiro de 2025 6:58 am