Tóquio, Japão, 24 de fevereiro de 2025 – Agência Kyodo – A costa do Mar do Japão está enfrentando uma das maiores nevascas do ano, com autoridades meteorológicas emitindo alertas para a população da província de Ishikawa, que inclui a Península de Noto. A região, ainda se recuperando de um forte terremoto no ano passado, corre o risco de ver casas e edifícios danificados desabarem sob o peso da neve.
Um intenso sistema de baixa pressão e uma massa de ar frio estão causando nevascas significativas, principalmente no lado do Mar do Japão da ilha de Honshu. Na cidade de Wajima, 27 centímetros de neve caíram em apenas seis horas até as 7h deste sábado (22), igualando o recorde de dezembro de 2023.
Até o meio-dia de sábado, a neve acumulada chegou a 496 centímetros em Sukayu, nas montanhas Hakkoda da província de Aomori, 367 centímetros em Uonuma (Niigata) e 320 centímetros na vila de Ohkura (Yamagata). Para as próximas 24 horas, até o meio-dia de domingo (23), espera-se que a neve atinja até 70 centímetros em Niigata, 60 na região de Tohoku, 40 em Hokuriku e Kinki, e 35 na região de Chugoku.
As autoridades alertam para possíveis interrupções no tráfego, avalanches, quedas de energia e árvores caídas. A população é aconselhada a reconsiderar planos de viagem e rotas durante o feriado de três dias, enquanto as equipes de emergência trabalham para minimizar os impactos da tempestade.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am