5 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 1:43: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte pede fim da política hostil dos EUA

Pyongyang defende seu direito de desenvolver mísseis ICBM como autodefesa.

Pyongyang, Coreia do Norte – 16 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias KCNA – A Coreia do Norte pediu neste sábado (15) que os Estados Unidos abandonem sua política “hostil” em relação a Pyongyang, justificando o desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) como um direito de autodefesa. A declaração foi feita pelo chefe da política de defesa do país, divulgada pela mídia estatal norte-coreana.

A declaração foi uma resposta a recentes comentários feitos pelo comandante do Comando Norte dos EUA, que afirmou na quinta-feira (13) que os ICBMs da Coreia do Norte poderiam alcançar o território continental dos Estados Unidos. O responsável pela política de defesa norte-coreana criticou a retórica dos EUA, chamando de “ameaça inexistente” a narrativa gerada sobre o programa de mísseis do país.

Pyongyang insistiu que a única forma de aliviar as preocupações dos EUA seria o abandono das “ameaças militares e da política hostil em relação aos Estados soberanos e independentes”. A Coreia do Norte, em sua declaração, reiterou que a construção de seu programa de ICBMs está ligada ao direito legítimo de se defender, uma vez que considera a segurança de seu regime como prioridade.

A declaração também fez referência à crescente cooperação de segurança entre Japão, EUA e Coreia do Sul, além dos exercícios militares conjuntos planejados para o mês que vem entre as forças dos EUA e da Coreia do Sul. Segundo Pyongyang, esses fatores aumentam a necessidade de reforçar suas próprias capacidades de defesa.

O tom da declaração reflete a postura constante da Coreia do Norte, que busca garantir sua segurança nacional em face das políticas militares e de segurança do Ocidente, ao mesmo tempo em que defende seu direito à soberania e à autodefesa.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img