-1 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 7:23: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte afirma que arsenal nuclear não é moeda de troca

Comentário do governo norte-coreano rejeita exigências de desnuclearização

Pyongyang, Coreia do Norte, 9 de fevereiro de 2025, KCNA – Em uma declaração divulgada no sábado (8), a mídia estatal da Coreia do Norte reafirmou que o arsenal nuclear do país não deve ser considerado como “moeda de troca” em negociações internacionais. A Comissão Central de Notícias da Coreia (KCNA) criticou as recentes declarações de representantes da OTAN e da União Europeia que pediram a desnuclearização total da Coreia do Norte de forma verificável e irreversível.

O governo de Pyongyang declarou que suas armas nucleares não são “uma propaganda para conquistar reconhecimento” nem “uma moeda de barganha por alguns trocados”. Afirmou que as forças nucleares do país são “imutáveis” e têm como objetivo a “guerra real”, para “destruir rapidamente qualquer tentativa das forças hostis de infringir a soberania do país”.

Esse comentário deixa claro que a Coreia do Norte não está disposta a discutir a desnuclearização, um tema que tem sido abordado em negociações passadas com o governo dos Estados Unidos e com outros países. A postura do governo norte-coreano parece ser uma resposta a qualquer tentativa de pressioná-lo a abandonar suas armas nucleares.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já expressou disposição para se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong Un, mas os recentes posicionamentos de Pyongyang indicam que o tema da desnuclearização não está mais sendo considerado como uma prioridade nas futuras negociações.

A posição da Coreia do Norte reafirma a dificuldade em se avançar em discussões sobre o desarmamento nuclear na península coreana, onde os interesses geopolíticos continuam a gerar tensões.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img