Islamabad, Paquistão, 4 de fevereiro de 2025 (Associated Press) – As forças de segurança do Paquistão enfrentaram insurgentes separatistas na província de Balochistão entre a noite de sexta-feira (31) e sábado (1), resultando na morte de 41 pessoas, incluindo 18 soldados e 23 militantes.
Os combates começaram após as forças paquistanesas removerem bloqueios de estradas estabelecidos pelos insurgentes. Em resposta, os militares realizaram operações de segurança, destruindo esconderijos e eliminando combatentes da resistência.
O Exército do Paquistão confirmou que as operações de “sanitização” prosseguiram no sábado (1), levando à morte de mais 11 militantes. O grupo separatista Exército de Libertação do Balochistão (BLA) assumiu a autoria dos ataques.
O primeiro-ministro Shehbaz Sharif condenou veementemente o ocorrido, afirmando que o Paquistão “continuará a lutar contra o terrorismo até que seja completamente erradicado”.
O BLA tem intensificado ataques na região, reivindicando independência para Balochistão. Em novembro de 2024, o grupo realizou um atentado suicida em uma estação ferroviária na capital provincial, Quetta, deixando mais de 20 mortos.
- Xi pede união da Ásia contra abusos tarifários americanos - 17 de abril de 2025 9:24 am
- Justiça condena Japão por abuso no Centro de Imigração de Osaka - 17 de abril de 2025 9:12 am
- Coreia do Norte enviou 4 milhões de projéteis à Rússia - 17 de abril de 2025 8:46 am