Berlim, Alemanha, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência AFP – O 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim teve início nesta quinta-feira (13), reunindo produções de todo o mundo, com destaque para filmes da Ucrânia, Coreia do Sul e Japão. Considerado um dos três maiores festivais de cinema do mundo, ao lado de Veneza e Cannes, o evento promete muita emoção e competição pela cobiçada estatueta do Urso de Ouro, o prêmio máximo do festival.
Dezenove filmes estão em disputa pela premiação de Melhor Filme, entre eles o documentário ucraniano Timestamp, dirigido por Kateryna Gornostai, que traz um olhar sobre como a guerra tem impactado o cotidiano de estudantes e professores da Ucrânia. Outro destaque é o novo trabalho do cineasta sul-coreano Hong Sang-soo, What Does that Nature Say to You, que também está entre os indicados ao Urso de Ouro.
O Japão não fica de fora da competição. Seis filmes do país serão exibidos em diversas categorias do festival. Entre eles, Ordinary Life, um filme de animação dirigido por Mizushiri Yoriko, que concorre na competição de curta-metragem. The Longing, de Fujiwara Toshizo, será exibido na categoria Panorama, enquanto Seaside Serendipity, de Yokohama Satoko, está na disputa da categoria Geração.
A cerimônia de premiação do festival ocorrerá no dia 22 de fevereiro, um dia antes do evento ser encerrado, quando serão anunciados os vencedores do Urso de Ouro e outras categorias.
O Festival de Berlim continua a consolidar sua importância no calendário cinematográfico mundial, destacando a diversidade cultural e artística que reflete os desafios contemporâneos através da sétima arte.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am