Pequim, China, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Xinhua – O governo chinês reforçou seu apelo para que Estados Unidos e Rússia assumam a liderança na redução de armas nucleares. A declaração vem após o presidente dos EUA sugerir uma reunião entre os três países para discutir o desarmamento.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que Washington e Moscou possuem a maior parte do arsenal nuclear global e, por isso, devem ser os primeiros a cortar estoques. Segundo ele, apenas assim será possível criar um ambiente favorável para que outras potências nucleares participem do processo.
O governo chinês também criticou os altos gastos militares dos Estados Unidos. Segundo o porta-voz, se o país defende uma política de “América Primeiro”, deveria dar o exemplo e priorizar cortes no orçamento da defesa.
O debate sobre a redução nuclear ocorre em um momento de tensões geopolíticas, com a China buscando reforçar seu papel nas negociações internacionais sobre segurança global.
- Coreia do Sul acompanha de perto negociações EUA-Japão - 18 de abril de 2025 1:14 am
- Órgão antitruste do Japão vai advertir hotéis de Tóquio - 18 de abril de 2025 1:08 am
- Japão deve ceder mais em negociações com os EUA - 18 de abril de 2025 1:02 am