Berlim, Alemanha, 24 de fevereiro de 2025, ZDF – A maior aliança de oposição da Alemanha, composta pela União Democrática Cristã (CDU) e pela União Social Cristã (CSU), conquistou a maior parte das cadeiras no parlamento nas eleições gerais de domingo (23). De acordo com os resultados das pesquisas de boca de urna divulgados pela emissora pública ZDF, o bloco de centro-direita não deve alcançar a maioria absoluta, mas é projetado para receber 28,5% dos votos.
Com a vitória nas eleições, o bloco opositor assume a liderança nas negociações para a formação de um novo governo de coalizão. O candidato a chanceler pela aliança, Friedrich Merz, é esperado para assumir o cargo de chefe de governo da Alemanha.
Além disso, o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), conhecido por suas posições anti-imigração e sua orientação de extrema direita, obteve 20% dos votos, garantindo o segundo lugar nas eleições.
Com a perspectiva de um governo de coalizão, a CDU/CSU terá um papel fundamental na formação da futura administração alemã, embora as negociações ainda precisem ser realizadas para definir a composição exata do novo governo.
- Cingapura convoca eleições gerais para 3 de maio - 17 de abril de 2025 3:40 am
- Favorito à presidência da Coreia do Sul quer diálogo com Japão - 17 de abril de 2025 3:32 am
- Fundo dos EUA propõe 12 novos diretores à Fuji Media - 17 de abril de 2025 3:26 am