Sydney, Austrália, 19 de fevereiro de 2025 (AP) — O Banco Central da Austrália anunciou hoje, terça-feira (18), que reduzirá sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, passando para 4,1%, a primeira redução desde novembro de 2020. A decisão vem em resposta à desaceleração da inflação no país, que tem mostrado sinais de alívio.
Desde 2022, o Banco Central australiano havia aumentado as taxas de juros em 13 ocasiões para combater a pressão inflacionária. No entanto, o índice de preços ao consumidor (CPI) do último trimestre de 2024, que registrou uma alta de 2,4% em relação ao ano anterior, está dentro da meta estabelecida pelo banco central, que varia entre 2% e 3%.
Michele Bullock, governadora do Banco Central da Austrália, afirmou que “é claro que as taxas de juros mais altas têm funcionado como esperado, restringindo a atividade econômica e colocando pressão para baixo sobre a inflação”. Ela acrescentou que a redução na taxa de juros é uma tentativa de aliviar um pouco dessa restrição, mas destacou que “não podemos declarar vitória sobre a inflação ainda”.
A governadora também comentou que os impactos das tarifas planejadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda são incertos e que o banco central acompanhará de perto os efeitos dessa medida sobre a economia australiana.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am