Kiev, Ucrânia, 28 de janeiro de 2025 (Ukrinform) – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy anunciou neste domingo (28) a substituição do comandante responsável pelas operações militares na frente oriental da Ucrânia, apenas sete meses após a nomeação. O major-general Andriy Hnatov, que ocupava o cargo desde junho do ano passado, será substituído pelo também major-general Mykhailo Drapatyi, que manterá seu posto de comandante das Forças Terrestres.
Zelenskyy justificou a mudança como uma estratégia para “fortalecer a estrutura de comando” das forças ucranianas na região de Donetsk, uma das áreas mais intensas de combate durante o conflito com as forças russas. Segundo o presidente, a nomeação de Drapatyi para dois cargos simultâneos ajudará a “combinar as operações de combate do exército com o treinamento adequado das brigadas”.
A decisão ocorre em um momento crítico, com a ofensiva russa se intensificando no leste da Ucrânia. No mesmo dia, o ministério da Defesa russo anunciou a captura de mais duas comunidades em Donetsk, com o ministro Andrei Belousov parabenizando as tropas envolvidas na operação.
A troca de comando é vista como uma tentativa de Zelenskyy de melhorar a situação no front oriental, onde as forças russas continuam pressionando as posições ucranianas.
- Xi pede união da Ásia contra abusos tarifários americanos - 17 de abril de 2025 9:24 am
- Justiça condena Japão por abuso no Centro de Imigração de Osaka - 17 de abril de 2025 9:12 am
- Coreia do Norte enviou 4 milhões de projéteis à Rússia - 17 de abril de 2025 8:46 am