Davos, Suíça, 23 de janeiro de 2025, Reuters – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que ao menos 200 mil soldados de paz de países europeus seriam necessários para garantir a segurança da Ucrânia após um possível acordo de cessar-fogo com a Rússia. A declaração foi feita durante uma reunião anual do Fórum Econômico Mundial, realizada em Davos, na Suíça, nesta terça-feira (21).
Zelenskyy foi questionado sobre a possibilidade do envio de forças de paz da Europa caso um cessar-fogo com a Rússia fosse concretizado. O presidente ucraniano ressaltou que 200 mil tropas seria o número mínimo necessário para evitar qualquer nova invasão russa. “Caso contrário, não será nada”, afirmou.
O presidente ucraniano também observou a discrepância entre os exércitos, destacando que a Rússia pode mobilizar cerca de 1,5 milhão de soldados, enquanto a Ucrânia conta com cerca de 800 mil. A proposta de Zelenskyy visa garantir que a Ucrânia esteja suficientemente protegida, evitando assim novos conflitos. Para efeito de comparação, 200 mil é aproximadamente o tamanho de todas as forças armadas da França.
Zelenskyy também indicou, no mês passado, que poderia considerar o envio de tropas estrangeiras ao país antes de sua adesão à OTAN, caso haja um plano concreto para a integração ucraniana à aliança.
Por fim, o presidente ucraniano anunciou que negociações estão sendo feitas para agendar uma reunião com o recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am