Kobe, Hyogo, Japão, 16 de janeiro de 2025, NHK – Em 2024, a Volkswagen enfrentou uma queda nas vendas globais, permitindo que sua concorrente japonesa, Toyota, mantivesse a liderança no mercado automotivo mundial por mais um ano. A fabricante alemã anunciou na quinta-feira (16) que vendeu 9,02 milhões de carros no ano passado, o que representa uma queda de 2,3% em relação a 2023.
Embora as vendas na Europa Ocidental tenham permanecido estáveis, a Volkswagen sofreu uma queda significativa de 9,5% no mercado chinês, que é responsável por mais de 30% de suas entregas globais. A competição acirrada com os fabricantes locais no maior mercado automotivo do mundo foi apontada como a principal causa dessa redução nas vendas.
No segmento de carros elétricos, a empresa vendeu 744.800 veículos movidos a bateria, uma diminuição de 3,4% em relação ao ano anterior. A desaceleração da demanda por veículos elétricos na Europa e nos Estados Unidos também afetou os números da Volkswagen, refletindo a menor procura por esse tipo de automóvel nesses mercados.
Em resposta ao cenário desafiador, a Volkswagen anunciou, em dezembro, planos para reduzir sua capacidade de produção e cortar mais de 35.000 empregos, com o objetivo de reduzir custos e melhorar sua competitividade.
Por outro lado, a Toyota ainda não divulgou seus números finais para 2024, mas já havia vendido mais de 9,85 milhões de unidades até novembro, superando a marca da Volkswagen e garantindo sua posição de liderança no mercado global.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am