Washington, D.C., Estados Unidos, 21 de janeiro de 2025, NHK News – O vice-presidente da China, Han Zheng, se reuniu no domingo (19) com o vice-presidente eleito dos Estados Unidos, JD Vance, e com o empresário Elon Musk em encontros separados em Washington. Han está nos EUA para participar da cerimônia de posse do presidente eleito Donald Trump.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da China, durante a reunião com Vance, Han destacou que as relações econômicas e comerciais entre os dois países são temas de grande interesse mútuo. Apesar das diferenças e tensões, ele apontou que EUA e China compartilham interesses comuns significativos e um amplo espaço para cooperação.
Vance teria respondido que as relações econômicas são fundamentais para ambos os países, afirmando seu desejo de promover a paz mundial e a estabilidade por meio de diálogo e colaboração com a China.
Em sua conversa com Elon Musk, Han afirmou que “as empresas norte-americanas, como a Tesla, são bem-vindas para aproveitar as oportunidades e compartilhar os benefícios do desenvolvimento da China.” Musk, que assumirá um papel estratégico no novo governo de Trump, expressou sua disposição em fomentar trocas econômicas e comerciais entre os dois países.
Esses encontros ocorrem em meio à expectativa de novas tarifas sobre produtos chineses, anunciadas pelo futuro presidente dos EUA. Han Zheng reiterou a necessidade de construir uma relação econômica mutuamente benéfica, destacando a relevância do diálogo e da cooperação.
- Premiê japonês parabeniza Trump por posse nos EUA - 21 de janeiro de 2025 12:50 pm
- Terremoto de magnitude 6.4 atinge Taiwan e deixa 27 feridos - 21 de janeiro de 2025 12:46 pm
- Sons do Brasil 508 traz 4º Especial de Férias com músicas inéditas - 21 de janeiro de 2025 8:16 am