Washington, D.C., Estados Unidos, 20 de janeiro de 2025 (Agência de Notícias AP) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que é “muito provável” que conceda um prazo adicional de 90 dias antes de implementar o banimento do aplicativo TikTok no país.
Em entrevista por telefone à NBC News no sábado (18), Trump afirmou que o adiamento seria “apropriado” para analisar cuidadosamente o caso. O anúncio ocorre um dia antes de uma lei que proíbe o aplicativo de compartilhamento de vídeos entrar em vigor.
A legislação, mantida pela Suprema Corte na sexta-feira (17), impede que empresas de tecnologia forneçam downloads ou atualizações do TikTok nos Estados Unidos, a menos que a ByteDance, empresa controladora do aplicativo, com sede na China, venda suas operações norte-americanas.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, também comentou sobre a questão, reiterando que o governo do atual presidente Joe Biden não pretende implementar a lei de imediato. “Não vemos razão para que o TikTok ou outras empresas tomem medidas nos próximos dias antes de a administração Trump assumir na segunda-feira (20)”, disse Jean-Pierre em comunicado.
Especialistas indicam que ainda não está claro como Trump pretende adiar a aplicação da lei após sua entrada em vigor. Por enquanto, usuários nos Estados Unidos aguardam para saber se o serviço será interrompido a partir de domingo (19).
O TikTok é amplamente popular nos Estados Unidos, especialmente entre os jovens, e a medida gerou debates intensos sobre privacidade, segurança nacional e liberdade de expressão.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am