Suzhou, Jiangsu, China — 19 de janeiro de 2025, Agência de Notícias NHK — Um tribunal na cidade de Suzhou, na província de Jiangsu, se prepara para emitir a sentença de um homem acusado de realizar um ataque com faca em um ônibus escolar em junho do ano passado. O ataque deixou uma atendente de ônibus chinesa morta e uma mãe japonesa e seu filho feridos.
De acordo com o Consulado-Geral do Japão em Xangai, o segundo julgamento ocorrerá na próxima terça-feira (21), quando será proferida a sentença. O processo foi aberto na quinta-feira passada (16), com a presença do Cônsul-Geral do Japão, Okada Masaru. No entanto, detalhes das audiências não foram divulgados pelas autoridades.
O caso ganhou atenção internacional devido à violência e à proximidade com outro incidente similar. Em setembro do mesmo ano, na cidade de Shenzhen, ao sul da China, um homem armado com faca assassinou fatalmente um menino que estava a caminho de uma escola japonesa. O julgamento deste caso está marcado para começar no dia 24.
Autoridades chinesas ainda não revelaram as motivações por trás dos ataques, o que tem alimentado preocupações em comunidades japonesas espalhadas pelo país. Pais e residentes expressam insegurança diante da crescente incidência de violência envolvendo escolas.
O consulado japonês continua acompanhando os desdobramentos dos casos, buscando proteger seus cidadãos e reforçar a cooperação com as autoridades locais.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am