2 C
Kóka
terça-feira, 14 janeiro, 2025 10:56: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tremor em Miyazaki pode ter origem em falha de agosto

Especialista sugere que tremor ocorreu em área já fragilizada por abalo anterior.

Miyazaki, Província de Miyazaki, Japão, 14 de janeiro de 2025 (NHK) – Um terremoto registrado nesta segunda-feira (13) na região de Miyazaki pode ter ocorrido em uma área já fragilizada por um sismo de magnitude 7,1 em agosto de 2024. A avaliação foi feita pelo professor assistente Yamashita Yusuke, do Instituto de Pesquisa em Prevenção de Desastres da Universidade de Kyoto, especialista nos mecanismos da Fossa de Nankai.

Segundo Yamashita, o tremor mais recente ocorreu na borda da região afetada pelo abalo do ano passado, no Mar de Hyuganada, próximo à costa de Miyazaki. Ele explicou que a área já rachada pode ter sofrido novo deslocamento, desencadeando o terremoto.

O especialista ressaltou que o impacto do tremor desta segunda-feira sobre um possível megaterremoto na Fossa de Nankai é mínimo. Ele comparou a energia liberada pelo evento atual à do terremoto de agosto, afirmando que a mais recente corresponde a cerca da metade.

Apesar disso, Yamashita alertou para o risco de novos tremores de magnitude similar nos próximos dias. “Embora este evento não seja precursor de um grande terremoto, é importante permanecer vigilante diante da possibilidade de réplicas”, destacou.

A região de Miyazaki é frequentemente monitorada devido à sua proximidade com a Fossa de Nankai, uma zona de subducção conhecida por gerar megaterremotos. Autoridades locais continuam em alerta, enquanto equipes de resposta a desastres seguem preparadas para qualquer eventualidade.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img