Seul, Coreia do Sul, 4 de janeiro de 2025, Yonhap News Agency. Investigadores sul-coreanos interromperam a tentativa de execução de um mandato de prisão contra o presidente Yoon Suk-yeol após enfrentarem forte resistência de sua equipe de segurança.
Cerca de 80 investigadores entraram nos terrenos da residência presidencial na quinta-feira (3), mas foram bloqueados por aproximadamente 150 oficiais do governo e mais de 200 militares que formaram uma barreira humana para impedir o avanço. O impasse durou cerca de cinco horas.
Os investigadores conseguiram se aproximar a 200 metros da residência, mas foram barrados por mais de dez veículos bloqueando as estradas de acesso. Confrontos físicos foram registrados, e os investigadores afirmaram que não puderam cumprir o mandato devido a preocupações com a segurança.
A equipe de investigação lamentou profundamente a atitude de Yoon, que, segundo eles, se recusa a cooperar com os procedimentos legais. Um mandado de prisão contra Yoon foi emitido por um tribunal sob a acusação de orquestrar uma insurreição, e a autorização para a busca na residência presidencial também foi concedida no início da semana.
Enquanto isso, a Agência de Notícias Yonhap informou que uma investigação foi aberta contra o chefe do Serviço de Segurança Presidencial por suposta interferência nas ações das autoridades. Ele foi convocado para prestar depoimento no sábado (5). Por outro lado, o Serviço de Segurança alegou que a entrada do complexo foi danificada sem permissão e que membros da equipe ficaram feridos durante o confronto, prometendo tomar medidas legais.
O mandado de prisão contra Yoon expira na segunda-feira (6). A equipe de investigação avalia os próximos passos em meio à crescente tensão política, que ocorre apenas um mês após a declaração repentina de lei marcial por Yoon em dezembro.
Este é o primeiro mandato de prisão emitido contra um presidente sul-coreano em exercício, marcando um momento histórico de turbulência política no país.
- Zelenskyy pede reforço urgente em defesa aérea da Ucrânia - 5 de janeiro de 2025 12:22 pm
- Fracasso da Butanvac levanta dúvidas sobre seriedade no Brasil - 5 de janeiro de 2025 10:40 am
- Primeiro leilão de atum de 2025 ocorre no mercado Toyosu - 5 de janeiro de 2025 9:23 am