Kiev, Ucrânia, 23 de janeiro de 2025 (NHK) – Um soldado norte-coreano capturado por forças ucranianas na região de Kursk, na Rússia, tentou tirar a própria vida após ser detido. A informação foi divulgada por Maksym, um soldado ucraniano que participou da operação e relatou o incidente em entrevista nesta terça-feira (22).
Segundo Maksym, o soldado ferido foi identificado por imagens de drones após tropas norte-coreanas atacarem uma posição ucraniana no início de janeiro. O confronto foi intenso, e o soldado, em seus 20 anos, foi encontrado desorientado e portando uma granada de mão e uma faca. Ele sofreu ferimentos no maxilar, no braço e na perna.
De acordo com Maksym, os militares ucranianos tentaram interagir com o prisioneiro em ucraniano e russo, mas ele não respondeu. A equipe concluiu que ele era norte-coreano devido às características faciais. Apesar do estado de confusão, o soldado reagiu positivamente a gestos e obedeceu às instruções.
Durante o transporte para um veículo militar, o prisioneiro correu em direção a um poste de concreto e bateu a cabeça violentamente, numa aparente tentativa de suicídio. Maksym relatou que, antes do incidente, ofereceram um cigarro ao soldado, o que pareceu acalmá-lo momentaneamente.
Ainda segundo Maksym, os soldados norte-coreanos que operam na região estão organizados em unidades de até 100 homens e possuem treinamento superior ao dos militares russos, demonstrando habilidade para abater drones de reconhecimento ucranianos.
As forças especiais ucranianas informaram na quarta-feira (22) que, durante recentes confrontos, eliminaram 21 soldados norte-coreanos e feriram outros 40. O enfrentamento com tropas norte-coreanas na região continua intenso.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am