Singapura, Singapura, 9 de janeiro de 2025 (NHK) – Singapura e Malásia firmaram um acordo para a criação de uma zona econômica especial (ZE) na província de Johor, localizada na fronteira da Malásia, com o objetivo de estimular investimentos e melhorar a competitividade de ambas as nações.
O primeiro-ministro de Singapura, Lawrence Wong, e o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, anunciaram o acordo em uma coletiva de imprensa conjunta realizada na terça-feira (7). Anwar descreveu a ZE como uma iniciativa única, ressaltando que “raramente vemos dois países trabalhando juntos como uma equipe para promover a ambos”.
Wong, por sua vez, destacou a importância do projeto, que visa aproveitar as forças complementares de Singapura e Johor para aumentar a competitividade de ambos e atrair mais investimentos. “Será um projeto importante que nos ajudará a construir uma proposta de valor mais robusta e, em conjunto, atrair mais investimentos”, disse o premier de Singapura.
A zona econômica especial se estenderá por uma área de 3.500 quilômetros quadrados, incluindo a capital estadual Johor Bahru, e busca também melhorar a mobilidade de pessoas e mercadorias, com o intuito de otimizar o transporte entre os dois países vizinhos.
Espera-se que o projeto gere até 20.000 empregos qualificados em ambos os lados da fronteira nos próximos cinco anos.
- EUA alertam sobre cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte - 10 de janeiro de 2025 9:47 am
- Dalai Lama reza por vítimas de terremoto no Tibete - 10 de janeiro de 2025 9:41 am
- Ataque aéreo em Mianmar mata cerca de 40 pessoas - 10 de janeiro de 2025 9:28 am