Washington, Estados Unidos, 29 de janeiro de 2025 (Financial Times) – O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, está promovendo uma proposta de tarifas universais sobre importações americanas, que começariam em 2,5% e aumentariam gradualmente.
A informação foi divulgada pelo jornal britânico Financial Times, que detalhou o plano discutido na administração do presidente Donald Trump. De acordo com a publicação, as tarifas seriam elevadas mensalmente em valores fixos, permitindo que países negociem com o governo americano antes de atingirem um teto de até 20%.
Scott Bessent, fundador de um fundo de hedge e confirmado no cargo pelo Senado na segunda-feira (27), é um dos principais defensores da medida, considerada parte do esforço da administração Trump para reequilibrar a balança comercial dos Estados Unidos.
Fontes próximas ao governo indicaram que Trump está avaliando diferentes opções relacionadas à implementação das tarifas. O plano tem gerado intensa atenção internacional devido ao potencial impacto em economias de todo o mundo.
Analistas apontam que a estratégia de tarifas escalonadas pode trazer pressão sobre parceiros comerciais dos EUA para negociações mais favoráveis, mas também corre o risco de aumentar tensões no comércio global.
A proposta, no entanto, ainda está em fase de discussão e não há confirmação sobre quando ou como será implementada.
- EUA e China discutem preocupações econômicas em reunião virtual - 23 de fevereiro de 2025 1:43 am
- Exercícios navais chineses desviam voos comerciais na Oceania - 23 de fevereiro de 2025 1:36 am
- Príncipe Hisahito do Japão fará primeira coletiva em março - 23 de fevereiro de 2025 1:31 am