Tóquio, província de Tóquio, Japão – 1º de janeiro de 2025 (Japan Standard Time), Financial Times – O jornal britânico Financial Times divulgou que o exército russo desenvolveu uma lista contendo 160 alvos em caso de guerra contra o Japão e a Coreia do Sul.
De acordo com o artigo publicado na terça-feira (31), os documentos, elaborados até 2014, mostram que a estratégia russa considerava um cenário em que um conflito com a OTAN se expandisse para a Ásia Oriental.
Os primeiros 82 alvos são instalações de defesa, como sedes de comando, bases aéreas e navais. Entre os locais listados, há fotos da base de radar da Força Aérea de Autodefesa do Japão na Ilha de Okushiri, em Hokkaido, com medições detalhadas das estruturas.
Os demais alvos incluem infraestrutura civil, como o túnel Kanmon, que liga as ilhas de Honshu e Kyushu, e um complexo nuclear em Tokai Village, na província de Ibaraki, ao nordeste de Tóquio.
Na Coreia do Sul, a lista abrange locais industriais, como siderúrgicas em Pohang e fábricas químicas em Busan.
Os documentos fazem parte de uma apresentação que destaca as capacidades dos mísseis de cruzeiro da Rússia e incluem um relatório sobre a missão de dois bombardeiros estratégicos Tu-95. Em fevereiro de 2014, esses bombardeiros sobrevoaram áreas próximas ao Japão e à Coreia do Sul, testando suas defesas aéreas e registrando as respostas militares dos dois países.
Especialistas apontam que, embora datados, os documentos ainda podem refletir aspectos relevantes da estratégia militar russa, o que levanta preocupações sobre a segurança regional em um cenário de crescente tensão geopolítica.
- 70 cristãos são decapitados em igreja na República Democrática do Congo - 23 de fevereiro de 2025 4:17 am
- Equipe forense confirma que Shiri Bibas não morreu em ataque aéreo - 23 de fevereiro de 2025 4:05 am
- Em palestra no Infinity Group Hall, Dr. Takeshi Togawa alerta sobre importância da detecção precoce do câncer - 23 de fevereiro de 2025 3:51 am