Hakusan, Ishikawa, Japão, 21 de janeiro de 2025, NHK News – Um ritual tradicional de purificação foi realizado nesta segunda-feira (20) em Hakusan, província de Ishikawa, com o objetivo de rezar pela saúde no novo ano e pela reconstrução de áreas afetadas por desastres naturais na Península de Noto.
A cerimônia ocorreu no dia considerado o mais frio do ano, de acordo com o calendário tradicional japonês. Cerca de 20 participantes, incluindo sacerdotes xintoístas, reuniram-se em uma área onde a água do rio acumulada do Monte Hakusan é utilizada para a prática.
Vestindo trajes brancos ou fundoshi (tradicionais roupas de pano), os participantes começaram a cerimônia com movimentos que simulavam remar, acompanhados por cânticos vigorosos para aquecer o corpo. Em seguida, submergiram na água gelada, permanecendo por cerca de cinco minutos enquanto entoavam orações.
Mensagens escritas nas faixas de cabeça dos participantes expressavam esperanças de recuperação para as áreas atingidas por desastres, como o forte terremoto e as chuvas torrenciais que abalaram a Península de Noto no ano passado.
Um homem de Kanazawa, também na província de Ishikawa, disse que participou do ritual para pedir que os moradores da região afetada possam retomar suas vidas normais o mais rápido possível.
A cerimônia é realizada anualmente e destaca a resiliência e a solidariedade do povo japonês diante das adversidades.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am