Wajima, Ishikawa, Japão, 3 de janeiro de 2025, NHK — O tradicional evento de Ano Novo conhecido como “Amamehagi” foi realizado na cidade de Wajima, na região central do Japão, pela primeira vez em dois anos. A cidade foi fortemente afetada pelo terremoto na Península de Noto e pelas chuvas intensas no ano passado.
O ritual folclórico, realizado na quinta-feira (2) no distrito de Monzen, tem como objetivo afastar o mal e preservar a tradição local. O evento foi cancelado no ano anterior devido ao terremoto ocorrido no dia de Ano Novo.
O Amamehagi, que também é realizado na cidade de Noto, na mesma província, é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. Durante o ritual, homens mascarados, representando criaturas lendárias e macacos, visitam as casas da comunidade para realizar purificações.
Neste ano, oito homens mascarados se dividiram em dois grupos e percorreram cerca de 40 residências, número inferior à média habitual de visitas, devido ao fato de muitos moradores ainda viverem em abrigos ou em outras localidades.
A tradição, que remonta a práticas antigas, tem origem no costume de aliviar sintomas semelhantes a queimaduras causados por equipamentos de aquecimento. Além disso, o ritual serve como um lembrete para que as crianças não sejam preguiçosas durante o inverno.
No centro comunitário, os homens mascarados assustaram crianças ao perguntar se elas obedeciam aos pais, provocando lágrimas, mas reforçando o simbolismo cultural.
Masumoto Shogo, líder do grupo responsável pelo ritual, destacou que a decisão de realizar o evento este ano foi motivada pelo desejo de preservar a tradição. “Esperamos que não ocorram mais desastres e que possamos continuar essa prática”, afirmou.
- Zelenskyy pede reforço urgente em defesa aérea da Ucrânia - 5 de janeiro de 2025 12:22 pm
- Fracasso da Butanvac levanta dúvidas sobre seriedade no Brasil - 5 de janeiro de 2025 10:40 am
- Primeiro leilão de atum de 2025 ocorre no mercado Toyosu - 5 de janeiro de 2025 9:23 am