Sydney, Nova Gales do Sul, Austrália, 31 de janeiro de 2025 – Agência AAP – O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, reafirmou nesta quinta-feira (30) a política de “tolerância zero” do país em relação ao antissemitismo, diante do aumento de crimes contra comunidades judaicas. A declaração ocorre após a polícia frustrar um possível ataque em um subúrbio de Sydney, onde foram encontrados explosivos e uma lista de alvos judaicos.
De acordo com autoridades policiais, uma trailer carregada de explosivos capazes de detonar uma grande bomba foi descoberta na quarta-feira (29). Notas listando “entidades judaicas” como alvos em potencial também foram apreendidas. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, condenou a violência e pediu ações mais firmes da Austrália contra o que chamou de “antissemitismo quase sem controle”.
Em resposta, Albanese destacou que tais atos são “projetados para criar medo e terror na comunidade, mas não terão sucesso”. Ele afirmou que a sociedade australiana é “mais forte do que os covardes que praticam esse tipo de atividade”.
Os ataques recentes incluem incêndios criminosos em sinagogas, escolas judaicas, residências e empresas. Um dos casos mais graves foi o ataque com coquetel molotov que destruiu uma sinagoga em Melbourne e o incêndio de uma creche em Sydney. Desde os ataques de 7 de outubro de 2023 em Israel, a polícia de Nova Gales do Sul prendeu 191 indivíduos e registrou 476 acusações relacionadas a crimes de ódio.
O governo australiano tem enfrentado pressão para intensificar a proteção às comunidades judaicas e combater o discurso de ódio. Albanese prometeu medidas rigorosas para garantir a segurança de todos os cidadãos, reforçando o compromisso do país com a diversidade e o respeito.
Enquanto isso, líderes comunitários pedem maior conscientização e educação para combater o antissemitismo, destacando a importância da união em tempos de tensão. A Austrália, conhecida por sua multiculturalidade, busca manter sua reputação como um país seguro e inclusivo para todos.
- Milhares de estrangeiros são libertados de centros de fraude em Mianmar - 25 de fevereiro de 2025 8:21 am
- Merz garante visita de Netanyahu à Alemanha contrariando o Tribunal Penal Internacional - 25 de fevereiro de 2025 7:11 am
- União Europeia impõe novas sanções à Rússia em apoio à Ucrânia - 25 de fevereiro de 2025 6:55 am