Seul, Coreia do Sul, 9 de janeiro de 2025 – Agência Yonhap – O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, que enfrentou um processo de impeachment, se submeterá ao julgamento caso o processo judicial siga procedimentos aceitáveis, afirmaram seus advogados. A declaração foi feita após o tribunal aprovar, na terça-feira (7), um segundo mandado de prisão contra Yoon, sob suspeita de ter orquestrado uma insurreição ao declarar uma ordem de lei marcial de curta duração.
Os investigadores não conseguiram detê-lo antes que o primeiro mandado expirasse na segunda-feira (6). Durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (8), os advogados de defesa de Yoon alegaram que o mandado é inválido, pois a investigação está sendo conduzida por um órgão sem autoridade investigativa.
No entanto, a defesa reconheceu que não podem causar mais transtornos ao público ou prejudicar funcionários do governo. Eles destacaram que o presidente aceitaria o processo judicial, desde que sejam seguidos os procedimentos legais corretos e o julgamento seja agendado.
De acordo com fontes da mídia sul-coreana, arames farpados foram instalados no interior do complexo presidencial, e ônibus foram colocados para bloquear a entrada, deixando o local efetivamente fortificado. A emissora pública KBS também reportou que as autoridades estão aguardando uma nova tentativa de execução do mandado de prisão, o que levanta dúvidas sobre quando os investigadores farão outra tentativa.
- Equipe forense confirma que Shiri Bibas não morreu em ataque aéreo - 23 de fevereiro de 2025 4:05 am
- Em palestra no Infinity Group Hall, Dr. Takeshi Togawa alerta sobre importância da detecção precoce do câncer - 23 de fevereiro de 2025 3:51 am
- Ucrânia inicia negociações com EUA sobre minerais e segurança - 23 de fevereiro de 2025 2:15 am