Seul, Coreia do Sul, 15 de janeiro de 2025 (Yonhap) – O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, não compareceu à primeira audiência de seu processo de impeachment, o que levou à suspensão da sessão do Tribunal Constitucional após cerca de quatro minutos.
A audiência, realizada nesta terça-feira (14), tinha como objetivo discutir a viabilidade do impeachment de Yoon, que é acusado de ter declarado uma lei marcial de emergência de forma precipitada no mês passado.
A ausência de Yoon foi justificada por questões de segurança, segundo seu advogado, que alegou que investigadores estariam tentando executar ilegalmente um mandado de prisão contra o presidente.
Com a ausência de Yoon, a audiência foi encerrada sem discussões substanciais. O Tribunal Constitucional agora aguarda para decidir se mantém o impeachment com base nos eventos relacionados à declaração da lei marcial.
A próxima audiência do caso está marcada para quinta-feira (16), e o tribunal planeja seguir com o julgamento independentemente da presença de Yoon. Quando questionado sobre a possibilidade de Yoon comparecer na próxima sessão, o advogado do presidente afirmou que a decisão será tomada após a avaliação dos acontecimentos desta terça-feira e dos próximos passos do processo.
- Imperador Naruhito do Japão celebra 65 anos e reflete sobre paz - 23 de fevereiro de 2025 4:25 am
- 70 cristãos são decapitados em igreja na República Democrática do Congo - 23 de fevereiro de 2025 4:17 am
- Equipe forense confirma que Shiri Bibas não morreu em ataque aéreo - 23 de fevereiro de 2025 4:05 am