Paris, França, 18 de janeiro de 2025 (AFP) – A cidade de Paris anunciou que encerrará o uso da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, na segunda-feira (20). A decisão foi tomada devido a preocupações com a disseminação de desinformação e o incentivo a discursos violentos na plataforma.
Em comunicado emitido na quinta-feira (16), a prefeitura explicou que o motivo do abandono está relacionado às mudanças ocorridas após a aquisição da plataforma pelo empresário Elon Musk. Segundo o texto, essas alterações contribuíram para “uma amplificação da desinformação e uma banalização de declarações ultrajantes e até violentas.”
A cidade, que criou sua conta na plataforma em 2009 e possui mais de 2,2 milhões de seguidores, destacou ainda que a rede social tem sido “suspeita de interferir na vida democrática de certos estados”, como Alemanha e Reino Unido, minando os fundamentos da democracia.
O primeiro vice-prefeito de Paris afirmou que “X já não atende às condições necessárias para que a cidade cumpra sua missão de serviço público de informar os parisienses.”
Na última sexta-feira (12), mais de 60 organizações acadêmicas e de pesquisa da Alemanha e Áustria também anunciaram a saída da plataforma, citando sua incapacidade de promover um discurso democrático e justo.
Elon Musk, que deve assumir um cargo de destaque no governo dos Estados Unidos após a posse do presidente eleito Donald Trump em (20), tem enfrentado críticas crescentes pelo impacto das mudanças implementadas na rede social.
A decisão de Paris reforça o debate sobre a responsabilidade das plataformas digitais no cenário democrático global e os impactos de suas políticas sobre a sociedade.
- Empresa de Hong Kong adia venda de portos no Panamá - 29 de março de 2025 9:06 am
- Putin exige governo provisório na Ucrânia para eleições - 29 de março de 2025 8:23 am
- Japão pressiona EUA por isenção de tarifas sobre automóveis - 29 de março de 2025 8:11 am