Pequim, China, 9 de janeiro de 2025, Associated Press – A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou um aumento nos casos de infecções respiratórias agudas causadas pelo vírus humano metapneumovírus (HMPV) na China. Apesar do crescimento dos casos, um porta-voz da organização declarou que não há motivo para alarme imediato.
O HMPV é conhecido por provocar sintomas como febre e tosse, podendo se agravar em pessoas vulneráveis, como bebês e idosos. Relatórios da mídia chinesa indicam um aumento significativo de casos desde o final do ano passado. Além da China, infecções pelo vírus também foram registradas na Índia e na Indonésia.
A OMS mencionou os casos na China em um relatório divulgado nesta terça-feira (8), que analisa infecções respiratórias no hemisfério norte. Segundo o documento, os dados publicados por autoridades chinesas mostram que os casos de infecções respiratórias agudas têm crescido, especialmente nas províncias do norte do país. O HMPV está entre os vírus que mais têm sido detectados recentemente.
O relatório destacou que o aumento de detecções de patógenos respiratórios está “dentro do esperado para esta época do ano, durante o inverno no hemisfério norte”. A OMS informou que continuará monitorando a situação em cooperação com as autoridades chinesas.
Em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, afirmou que o HMPV não é um vírus novo. Ela explicou que ele geralmente causa sintomas semelhantes aos de um resfriado comum e possui uma taxa de mortalidade “muito, muito baixa”.
A OMS reforçou a importância de medidas preventivas, como higiene adequada e cuidados com os grupos mais vulneráveis, enquanto monitora de perto o cenário para detectar possíveis mudanças na situação epidemiológica.
- EUA alertam sobre cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte - 10 de janeiro de 2025 9:47 am
- Dalai Lama reza por vítimas de terremoto no Tibete - 10 de janeiro de 2025 9:41 am
- Ataque aéreo em Mianmar mata cerca de 40 pessoas - 10 de janeiro de 2025 9:28 am