Tóquio, Japão — 19 de janeiro de 2025, NHK — Mais de 490 mil candidatos iniciaram neste sábado (18) os exames padronizados de entrada para universidades no Japão, que acontecerão durante dois dias em 651 locais espalhados pelo país.
O exame anual foi reformulado pela primeira vez desde 2021, adotando um novo formato baseado nas diretrizes revisadas do currículo educacional japonês. A nova versão abrange 21 disciplinas divididas em sete áreas, enquanto a anterior cobria 30 matérias em seis áreas.
No campus da Universidade de Tóquio, estudantes aguardavam em filas com livros de referência em mãos antes da abertura dos portões às 8h.
Uma das candidatas afirmou estar muito nervosa, mas destacou sua determinação: “Vou dar o meu melhor, pois sempre sonhei em estudar gestão na universidade.”
Outro estudante destacou os desafios do novo formato: “Há muitas coisas para prestar atenção com as mudanças, mas todos estão enfrentando a mesma situação. Pretendo manter a calma e fazer o meu melhor para retribuir o apoio da minha família e professores.”
Na manhã deste sábado (18), foram aplicados os exames de geografia, história e estudos cívicos. De acordo com os organizadores, até as 11h não foram registrados problemas que pudessem comprometer a realização das provas.
Os exames de língua japonesa, línguas estrangeiras e compreensão auditiva em inglês estão programados para ocorrer na tarde de hoje, completando o cronograma do primeiro dia.
- Fed dos EUA se retira de rede global sobre mudanças climáticas - 19 de janeiro de 2025 7:57 am
- Governo de Israel aprova cessar-fogo com Hamas para Gaza - 19 de janeiro de 2025 6:58 am
- Michele Bolsonaro representará seu marido, ex-presidente Jair Bolsonaro, na posse de Trump - 19 de janeiro de 2025 6:50 am