Tóquio, Japão, 23 de janeiro de 2025, Reuters – O Ministério das Comunicações do Japão, em parceria com operadores de plataformas de mídias sociais, anunciou o lançamento de uma campanha destinada a melhorar a alfabetização digital e combater a disseminação de desinformação e fake news. O projeto, denominado “Digital Positive Action”, contará com a participação de 19 empresas e organizações, incluindo gigantes como X (anteriormente conhecido como Twitter), Google, Meta e LY Corporation.
A apresentação do projeto foi feita em uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio nesta quarta-feira (22). O plano visa aprimorar a literacia digital dos usuários da internet, interrompendo o fluxo de informações falsas e implementando medidas contra difamações.
Um dos principais elementos da iniciativa será o lançamento de um site dedicado a apresentar as ações das empresas participantes, além de fornecer materiais educativos. Além disso, seminários serão realizados e informações serão compartilhadas por meio de anúncios e outras atividades educativas.
O projeto será liderado pelo professor Yamamoto Tatsuhiko, da Universidade Keio, especialista em direito constitucional. Yamamoto espera que a campanha ajude as pessoas a questionarem a adequação de usar qualquer meio necessário para ganhar atenção, criando uma nova cultura que melhore a democracia.
Yoshida Koki, funcionário do Ministério das Comunicações, destacou a importância das plataformas de mídias sociais no processo de disseminação de informações, mas também reconheceu o “lado sombrio” dessas plataformas, como a propagação de fake news. Ele expressou esperança de que todos os membros do projeto possam colaborar para enfrentar esse desafio.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am