-0 C
Kóka
sábado, 22 fevereiro, 2025 8:35: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão, EUA e Filipinas reforçam cooperação marítima

Líderes discutem segurança e infraestrutura em meio à crescente atividade marítima da China.

Tóquio, Japão, 13 de janeiro de 2025 (Agência Kyodo) — Em uma videoconferência realizada nesta segunda-feira (13), Japão, Estados Unidos e Filipinas reafirmaram seu compromisso em continuar a cooperação em segurança marítima e desenvolvimento econômico, em resposta às crescentes atividades marítimas da China na região do Indo-Pacífico.

O primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., participaram do encontro virtual que teve duração de 30 minutos.

Os líderes discutiram estratégias conjuntas para fortalecer a segurança marítima, melhorar a infraestrutura e promover a estabilidade econômica na região. A continuidade da colaboração foi destacada como essencial, especialmente com a aproximação da posse do novo presidente dos EUA, Donald Trump, na próxima semana.

Durante a reunião, Ishiba também abordou uma decisão de Biden que impede a compra da US Steel pela japonesa Nippon Steel, expressando preocupação sobre o impacto da medida para os negócios entre os dois países. Ele solicitou que os EUA reconsiderem a decisão, diante das apreensões manifestadas por líderes empresariais japoneses e americanos.

Após o encontro, Ishiba declarou à imprensa que o cenário internacional está se tornando mais complexo, mas reafirmou seu compromisso em promover uma região Indo-Pacífica livre e aberta, fundamentada no Estado de Direito.

Questionado sobre um possível encontro com Donald Trump, Ishiba afirmou que os detalhes estão sendo finalizados e que o ministro das Relações Exteriores do Japão, Iwaya Takeshi, representará o país na cerimônia de posse de Trump, onde também poderá discutir a agenda para a reunião.

Com um cenário geopolítico desafiador, a parceria entre Japão, Estados Unidos e Filipinas é vista como um alicerce essencial para manter a estabilidade e segurança na região.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img