Tel Aviv, Israel, 26 de janeiro de 2025 (Agência Reuters) – O governo israelense anunciou que não completará a retirada de suas tropas do sul do Líbano até o prazo estabelecido para domingo (26), em um acordo de cessar-fogo firmado com o grupo xiita Hezbollah.
O acordo, em vigor desde novembro, estipulava a retirada de forças israelenses e do Hezbollah da região, enquanto o exército libanês assumiria o controle do território dentro de 60 dias. Contudo, o gabinete do primeiro-ministro israelense informou na sexta-feira (24) que a retirada será estendida devido ao que consideram a falta de implementação completa do acordo por parte do governo libanês.
A emissora norte-americana CNN divulgou que Israel comunicou ao governo dos Estados Unidos que deseja manter suas tropas na área por pelo menos mais 30 dias. O objetivo seria concluir operações destinadas a desmantelar instalações militares do Hezbollah no sul do Líbano.
As forças armadas israelenses relataram na sexta-feira (24) a descoberta de caminhões carregados com lançadores de foguetes e rotas subterrâneas supostamente utilizadas por combatentes do Hezbollah, justificando a necessidade de prolongar a presença militar.
Por outro lado, o Hezbollah classificou a extensão do prazo como uma violação flagrante do acordo e alertou que adotará todas as contramedidas possíveis caso as forças israelenses permaneçam no território libanês.
O impasse tem levantado dúvidas sobre a manutenção do cessar-fogo, com a possibilidade de uma nova escalada de tensões na região. Especialistas destacam que o prolongamento da ocupação pode aumentar os atritos e dificultar a estabilização da área.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am