Tóquio, Japão, 8 de janeiro de 2025 (NHK) – O índice Nikkei 225, principal referência da bolsa de valores japonesa, ultrapassou nesta terça-feira (7) a marca dos 40 mil pontos, encerrando o dia em 40.083, com uma alta de 1,97%. O desempenho foi impulsionado por um forte avanço nas ações relacionadas ao setor de semicondutores, reflexo do recente rali tecnológico no Nasdaq, nos Estados Unidos.
Analistas apontam que a desvalorização contínua do iene frente ao dólar aumentou a demanda por ações de empresas exportadoras, beneficiando setores como o automobilístico. Durante a sessão, o índice chegou a subir quase 2,5%, mas parte dos investidores optou por realizar lucros no período da tarde.
Líderes das principais corretoras japonesas demonstraram otimismo com o desempenho futuro do mercado. Ogino Akihiko, presidente do Daiwa Securities Group, declarou em um evento de Ano Novo que espera que o Nikkei alcance os 45 mil pontos até o final do ano:
“Acreditamos que os preços das ações continuarão subindo, uma vez que o desempenho corporativo deve permanecer estável.”
Yoshioka Shuji, presidente da SMBC Nikko Securities, compartilha da mesma visão positiva, mas destacou que o progresso dependerá das políticas do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele afirmou:
“Embora a incerteza em relação às políticas da administração Trump seja um fator de risco, acreditamos que ele dará alta prioridade à gestão econômica. Com isso, o mercado japonês deve atrair mais investidores.”
Segundo Yoshioka, o Nikkei pode atingir até 48.500 pontos, caso o cenário econômico global permaneça favorável e as políticas de estímulo impulsionem ainda mais o mercado.
A crescente confiança no setor financeiro japonês reflete o fortalecimento das exportações e a recuperação tecnológica, fatores que podem consolidar um ano histórico para o Nikkei.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am