5 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 2:13: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Estudantes japoneses vão à ONU como Mensageiros da Paz

Jovens de Nagasaki e Hiroshima participarão de conferência sobre o Tratado de Proibição de Armas Nucleares.

Nagasaki, Japão, 28 de janeiro de 2025 (NHK) – Quatro estudantes do ensino médio das cidades de Nagasaki e Hiroshima, profundamente marcadas pelos bombardeios atômicos da Segunda Guerra Mundial, serão enviados como Mensageiros da Paz para participar da terceira reunião dos Estados Partes do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, em março, na sede das Nações Unidas, em Nova York.

O tratado, que já foi ratificado por 73 países e territórios, visa a abolição total das armas nucleares. O comitê responsável pela seleção dos jovens, baseado em Nagasaki, escolheu os estudantes para levar mensagens em nome das cidades atingidas pelas bombas atômicas. A estudante Kobayashi Mayu, do segundo ano do ensino médio, será uma das representantes.

Entre os dias 2 e 7 de março, os jovens acompanharão as discussões na ONU e participarão de eventos com outros jovens ativistas. Além disso, planejam dialogar com grupos de paz sobre os desafios relacionados ao desarmamento nuclear.

A organização Nihon Hidankyo, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, enviará dois sobreviventes dos bombardeios para reforçar a necessidade urgente de eliminar as armas nucleares.

Por outro lado, embora sobreviventes das bombas atômicas tenham solicitado oficialmente a presença do governo japonês na conferência, o governo não planeja participar com status de observador. A decisão vem sendo amplamente criticada por ativistas e sobreviventes.

O evento é visto como uma oportunidade crucial para reafirmar o compromisso global com a paz e a segurança, um objetivo compartilhado pelas novas gerações de Nagasaki e Hiroshima.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img