Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 14 de janeiro de 2025 (NHK) – Um painel de especialistas convocado pela Agência Meteorológica do Japão concluiu nesta segunda-feira (13) que o recente tremor registrado no país não elevou o risco de um megaterremoto na Fossa de Nankai.
A Fossa de Nankai, localizada entre a Baía de Suruga, na Província de Shizuoka, e o Mar de Hyuganada, na Província de Miyazaki, é uma zona de subducção onde é esperado um megaterremoto de magnitude 8 a 9 nas próximas décadas. O Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo estima uma probabilidade de 70% a 80% de que um evento desse porte ocorra nos próximos 30 anos.
Apesar da gravidade do cenário projetado – que inclui mais de 230 mil mortes e a destruição de cerca de 2 milhões de edificações no pior caso –, o painel concluiu que o tremor desta segunda-feira (13) não está ligado a um aumento imediato do risco.
De acordo com Tsukada Shinya, representante da Agência Meteorológica, o sismo recente “não é um fenômeno que poderia ser considerado como um aumento na probabilidade de um megaterremoto na Fossa de Nankai”. Ele também afirmou que a magnitude do tremor não atingiu o limiar para emissão de um alerta especial de precaução.
No entanto, Tsukada ressaltou a importância de estar sempre preparado para desastres naturais. “Embora este evento específico não exija medidas extraordinárias, é fundamental lembrar que terremotos podem ocorrer a qualquer momento. A preparação diária é essencial”, concluiu.
As autoridades continuam monitorando a atividade sísmica na região e recomendam que a população mantenha kits de emergência e planos de evacuação atualizados.
- Taekwondo brilha no JEBRA Japão 2025 e celebra a técnica, a disciplina e a garra dos jovens atletas - 17 de abril de 2025 3:01 pm
- Jiu-Jitsu estreia com sucesso no JEBRA Japão 2025 e celebra superação e respeito no tatame - 17 de abril de 2025 2:38 pm
- Xadrez do JEBRA Japão 2025 destaca jovens talentos em um torneio de estratégia e concentração - 17 de abril de 2025 12:02 pm