Taipé, Taiwan, 17 de janeiro de 2025 (Agência Central de Notícias de Taiwan) – O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, anunciou o envio de uma delegação multipartidária de legisladores para participar da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington, no próximo dia 20 (segunda-feira).
Liderada pelo presidente do legislativo taiwanês, Han Kuo-yu, a delegação recebeu instruções de Lai durante reunião na quinta-feira (16). O presidente pediu que o grupo transmitisse aos líderes dos EUA o compromisso de Taiwan em proteger o desenvolvimento sustentável da democracia global e combater a expansão do totalitarismo.
Lai destacou a importância de fortalecer a parceria entre Taiwan e os Estados Unidos com a chegada da nova administração. Ele expressou confiança de que essa colaboração resultará em avanços significativos nas áreas de defesa, economia e democracia.
No entanto, o governo de Trump já indicou que espera que Taiwan aumente seus gastos com defesa, além de ter demonstrado insatisfação com a predominância taiwanesa na indústria de semicondutores, alegando desvantagens para as empresas norte-americanas.
A escolha de Han Kuo-yu, membro do Kuomintang, para liderar a delegação é vista como uma estratégia para evitar tensões com a China. O Kuomintang é conhecido por adotar uma postura mais conciliatória em relação a Pequim, que tradicionalmente se opõe a trocas oficiais entre Taiwan e os Estados Unidos.
A participação na cerimônia representa mais um passo de Taiwan na busca por ampliar sua visibilidade internacional e reforçar alianças estratégicas no cenário global.
- Rosto de Lula usado em alerta sobre furtos na Itália - 22 de janeiro de 2025 7:23 am
- Marco Rubio é confirmado como secretário de Estado dos EUA - 22 de janeiro de 2025 5:20 am
- Iene oscila após ameaça de tarifas de Trump - 22 de janeiro de 2025 5:16 am